Estratégia Genérica de Diferenciação
Estratégia Genérica de Diferenciação
Toda empresa busca formas de se diferenciar da concorrência. O destaque de uma organização no mercado competitivo se dá pelos pequenos detalhes que possam tornar o produto ou serviço oferecido por aquela empresa mais atraente aos olhos do consumidor.
As empresas globais têm trabalho arduamente para encontrar meios baratos de diferenciação de seus produtos e serviços. Isso acontece porque, em alguns casos, grandes investimentos de diferenciação acabam não resultando nos números esperados e podem gerar um prejuízo desnecessário para a organização.
Entre as estratégias utilizadas para destacar uma organização, temos a estratégia genérica de diferenciação, que consiste em tornar o produto ou serviço oferecido pela empresa em algo único e inovador.
Pode parecer difícil implantar uma estratégia como essa. E realmente é! Aplicar a estratégia genérica de diferenciação requer muito estudo e planejamento. Todas as ações devem ser cuidadosamente pensadas e analisadas por uma equipe técnica competente.
Entre os métodos que podem ser empregados para obter a diferenciação, temos alguns investimentos em tecnologia, fortalecimento da imagem da marca e outros serviços que podem ser executados com o objetivo de se alcançar mais eficiência e destaque no mercado.
De uma maneira geral, a diferenciação da empresa só pode ser alcançada por meio de uma estratégia viável, criativa e inovadora. Ao implantar boas estratégias genéricas de diferenciação, a empresa conseguirá a fidelidade do consumidor.
Como implantar a estratégia genérica de diferenciação
Para trabalhar com uma estratégia genérica de diferenciação, a empresa pode optar por investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O lançamento de novidades no mercado sempre atrai a atenção do público consumidor.
Dessa forma, a empresa pode se tornar mais bem posicionada em relação aos seus concorrentes. Além disso, a empresa pode criar novos investimentos que permitam que seus produtos se destaquem por seu design e qualidade.
Quando a empresa conseguir construir uma boa imagem para a marca, ela terá a fidelização de seus consumidores. Nesses casos, as pessoas até aceitam pagar mais caro por produtos que tenham algum diferencial.
É preciso lembrar, no entanto, que essa diferenciação pode demorar para se tornar popular. O nome de empresa é construído durante anos e as estratégias adequadas podem colaborar para o sucesso.
Riscos da estratégia genérica de diferenciação
Como todas as práticas do mundo corporativo, a estratégia genérica de diferenciação pode apresentar alguns riscos para a empresa. Esse tipo de iniciativa pode aumentar significativamente os custos de produção da empresa em relação aos concorrentes. Assim, a empresa diferenciada corre o risco de perder consumidores que estejam interessados em economizar.
Essa estratégia também pode fazer com que os consumidores da marca se tornem muito sofisticados, reduzindo o público-alvo da empresa. Diante dessas características e informações, a estratégia genérica de diferenciação deve ser muito bem analisada pela empresa antes de ser colocada em execução.
Antes de qualquer coisa, busque informações mais aprofundadas sobre a prática dentro do nicho de mercado em que você atua. Ao estabelecer um bom plano de ação, comece a trabalhar com os produtos e serviços que você gostaria de destacar na sua empresa.
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