Inteligência Empresarial
A Inteligência Empresarial é algo que vem ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro. Esse termo é utilizado no mundo todo como “Business Intelligence”, e, no caso, “Inteligência Empresarial” é uma tradução literal para nós brasileiros.
Entenda o termo
Já pelo nome conseguimos entender mais ou menos quais são as funções dela, desde seu surgimento na década de 80. A Inteligência Empresarial designa variados processos nas empresas, como de recolhimento, de organização e planejamento, análise de resultados, utilização de dados e informações e várias outras funções essenciais para que a gestão de negócios dê certo.
Esse termo também pode remeter à capacidade de instituição na hora de saber direcionar as informações para os lugares certos, considerando ainda que, muitas vezes, esses dados estão em Data Warehouse. Esses dados são capazes de auxiliar na gestão de negócio, pois é a partir dessa análise que novas ações de mercado podem ser tomadas, auxiliando ainda na tomada rápida de decisão.
Ter uma instituição com inteligência empresarial significa em partes tentar “adivinhar” o que o mercado de trabalho internacional e até mesmo do próprio país está propondo, para tentar desenvolver produtos ou oferecer serviços melhores do que os dos concorrentes.
A Inteligência Empresarial então faz um estudo aprofundado, visando entender quais serão as próximas tendências do mercado, quais são os acontecimentos possíveis, quais são os produtos que serão oferecidos pelos concorrentes e outros. Após ter ideia desses fatos, a inteligência é claramente entendível, pois a instituição conseguirá ultrapassar seus limites no desenvolvimento de ações na área de produção e venda.
Para gestões e órgãos públicos, a inteligência empresarial também é essencial, só que agora com uma função um pouco diferenciada: investir em questões relacionadas à infraestrutura, segurança e outros assuntos pertinentes aos interesses da instituição.
Vendo por esse lado, há de se entender que a inteligência empresarial está presente em organizações privadas ou públicas e trabalha aspectos importantíssimos em cada uma dessas. Para que esse trabalho seja realmente eficiente, é essencial a criação de uma boa comissão de trabalho e uma boa comunicação entre os consultores externos que também auxiliam a empresa em questão.
Etapas para criação de um projeto de inteligência empresarial
Para um projeto realmente inteligente, alguns requisitos são obrigatórios. A primeira etapa é formular e planejar o que fazer baseado com os objetivos da empresa. Isso feito, começa o desenvolvimento dos projetos, seguido da implementação e de um monitoramento que deve ser frequente e contínuo.
Vale destacar aqui que uma empresa que segue essas etapas tem grandíssimas chances de estar sempre à frente de seus concorrentes, o que aumenta é claro a cartela de clientes, considerando que eles estão sempre à procura das empresas que oferecem as maiores inovações.
As empresas que têm essas ações são muito mais competitivas, e consequentemente, irão só acumular experiências e inteligência com o passar dos anos. Esse método de condução de empresas certamente ajuda nas decisões dos superiores e dá o primeiro passo para a implantação das estratégias de mercado. Se você é um empresário, essa com certeza pode ser a sua chance de se destacar naquilo que você faz!
- Como Utilizar SEO para Conquistar a Primeira Página do Google - 21 de novembro de 2024
- Marketing de Conteúdo: Como Criar Posts que Atraiam Seu Público - 21 de novembro de 2024
- Como Criar Conteúdo que Converte: O Guia Completo - 21 de novembro de 2024