Atividade administrativa do estado brasileiro
Como são as atividades administrativas do estado brasileiro
Um dos principais motivos das manifestações que aconteceram em todo o Brasil neste ano foi a acusação por parte dos cidadãos da má administração do dinheiro público. Tendo em vista que boa parte da renda dos brasileiros é destinada a fazer o pagamento de impostos, os serviços que voltam a partir desse investimento – quando são realizados – não correspondem às expectativas dos cidadãos.
O transporte público decepciona nos horários de pico, em que muitas pessoas precisam disputar um lugarzinho no ônibus ou no metrô após um longo dia de trabalho; o SUS (Sistema Único de Saúde) já teve várias histórias divulgadas na mídia televisiva contando a tristeza de pessoas que ficam anos na fila no aguardo de um exame, e depois mais um bom tempo no aguardo dos resultados; o ensino público existe, mas sua qualidade é cada vez pior, os professores contratados pelo estado ganham pouco; esses e outros problemas foram aumentando com o passar dos anos, o que fez com que os brasileiros não conseguissem permanecer inertes frente a todos esses acontecimentos.
Protestos, mesas redondas e várias técnicas para manter o assunto em alta foram utilizados. A presidente, em sua jurisdição, até considerou os protestos e se posicionou frente a eles com a promessa de muita mudança, porém, resultados práticos ainda não foram vistos com firmeza.
Como funciona?
A administração pública é um verdadeiro mistério para a maioria das pessoas que nunca teve acesso ao funcionamento dos cargos públicos, das rotinas e funções diárias das pessoas que trabalham em um serviço público. Elas realmente não entendem qual a situação em que a administração funciona.
A lei que trata a administração pública em vigor, que fala sobre o Princípio da Eficiência, exige que os funcionários públicos busquem sempre a conclusão de suas atividades em busca de um bem maior para toda a população a que eles servem, de maneira que o compromisso com a qualidade aconteça durante todo o tempo em que os funcionários estão ativos. Essa lei demonstra ainda a necessidade de que os colaboradores públicos utilizem todas as ferramentas que lhe são disponíveis para resolver os problemas a eles apresentados, seja pelo público geral ou pelos níveis acima deles.
As atividades administrativas do estado são divididas em vários setores e órgãos públicos para que os serviços não fiquem todos concentrados somente em uma divisão. Por isso, toda cidade conta com uma espécie de centro cívico, em que todas as atividades voltadas para a administração daquele município ou estado estão concentradas.
Uma boa alternativa para que o público geral (cidadãos) conseguisse entender melhor o funcionamento e as limitações dos servidores públicos, seria expor periodicamente quais foram as atividades exercidas por cada órgão em determinados períodos. Isso para que não restem dúvidas de que realmente a demanda é alta e que algumas vezes somente os prazos não cumprirão suas metas ideais e o público geral deverá entender o motivo pelo qual isso acontece. É bastante comum ver pessoas irritadas saindo dos locais onde os órgãos públicos estão localizados, mas na maioria das vezes, isso não adianta!
- Como Utilizar SEO para Conquistar a Primeira Página do Google - 21 de novembro de 2024
- Marketing de Conteúdo: Como Criar Posts que Atraiam Seu Público - 21 de novembro de 2024
- Como Criar Conteúdo que Converte: O Guia Completo - 21 de novembro de 2024