Downsizing | PromoveFácil
Você está aqui: PromoveFácil » Negócio » Downsizing

Downsizing

15 de março de 2019

Downsizing é uma técnica de caráter administrativo que, traduzida, significa diminuição de tamanho ou, na tradução simples, achatamento. O maior objetivo dessa técnica é eliminar da instituição em questão toda a burocracia que lhe é desnecessária, com foco no setor de recursos humanos.

O que é downsizing

Sendo assim, há de se dizer que essa técnica é uma das formas de reestruturação de empresas, já que consiste em um projeto racional, que é planejado visando todas as etapas necessárias. Além disso, o downsizing da empresa deve estar altamente ligado com o planejamento de outras áreas e setores da empresa, como o estratégico e a questão de venda/negócios, por exemplo.

As práticas de downsizing têm como intuito ampliar a empresa, tornando-a eficiente e rápida, utilizando-se de práticas e técnicas que mantenham a organização cada vez mais enxuta.

Pode-se dizer que, a curto prazo, os resultados já são coerentes. A estrutura da empresa ou instituição é achatada, reestruturada, além da racionalização, redução de custos e demissões que acompanham o processo. Já a longo prazo, os resultados são ainda abrangentes e diferenciados.

Entre os mais destacáveis: o desenvolvimento para melhorar os serviços e produtos da instituição, revitalização de todos os processos da empresa a fim de buscar a expansão do mercado, melhoria da moral e da expectativa dos funcionários e outros.

Vale destacar também que, a partir disso, as práticas burocráticas desnecessárias serão abolidas. A partir dessas técnicas, a empresa também se moderniza, trazendo para a própria inovações e conceitos como criatividade.

Objetivos

O downsizing, de forma simples, está altamente ligado com a redução, seja ela temporária ou permanente, de forças de trabalho, que ocorre por meio da extinção de alguns níveis hierárquicos desnecessários na empresa. Geralmente, as empresas que procuram o downsizing têm como principal intuito reduzir os custos da instituição, recuperando a sustentabilidade e mantendo a competição.

Diferente do que o senso comum imagina, essas práticas são utilizadas não só em casos extremos, mas em muitas outras situações, até porque muitas vezes esse é o único método capaz de viabilizar as empresas, com decisões concretas.

A eficiência das operações também é um dos objetivos das empresas que buscam o downsizing. Em alguns casos, a grande quantidade de pessoas trabalhando em um mesmo setor é capaz até mesmo de tornar aquele setor insuficiente. Algumas pessoas não estão fazendo nada enquanto outras estão trabalhando muito, os resultados poderiam ser grandíssimos (considerando a quantidade de pessoas) e, na realidade, esses resultados são normais e nada inovadores, e a empresa está gastando dinheiro pagando o salário de muitos desnecessariamente. Sendo assim, entra a eficiência, já que o downsizing, nesse caso, promove a melhoria dos processos reduzindo o número de pessoas ao mesmo tempo em que melhora a tecnologia. Dessa forma, áreas improdutivas nunca mais!

Entre as etapas, a primeira é o planejamento considerando a empresa em questão. A definição de metas específicas, criação de princípios como base, coleta de fatos e muito planejamento fazem parte do processo anteriormente à execução, em busca do corte real de custos e maior produtividade.