BAM (Business Activy Monitoring)
Técnicas de medição e melhoria de desempenho
O funcionamento das empresas no dia a dia é algo impressionante. Os funcionários chegam todos os dias no mesmo horário, registram seus horários de chegada e saída, cumprem com suas funções, que lhe foram apresentadas ainda em suas primeiras semanas de trabalho e assim a rotina segue por anos. Tudo bem, a maioria dos gestores tem tempo contado para fazer as honras dos novos funcionários, mas a verdade é que o início em uma organização é um momento crucial para apresentar aos colaboradores quais são as principais metas a serem alcançadas em equipe – independente do cargo a ser ocupado pelo novato – além de explicar quais são os valores e a missão da empresa. Saber esses detalhes é algo que pode mudar consideravelmente o comportamento de um colaborador desde o primeiro momento em que ele entra pelas portas do escritório.
Aí, os funcionários cumprem com suas funções, criam relatórios, apresentam planilhas e vão fazendo suas tarefas. Muitas vezes, não sabem qual foi o impacto gerado por essas ações ou, então, não entendem o motivo pelo qual estão produzindo determinado material, por exemplo. Eis que existe uma só ferramenta que pode auxiliar as empresas a demonstrarem a todas as equipes quais são os resultados alcançados com os expedientes diários.
O Business Activity Monitoring é uma técnica criada para que, em tempo real, os resultados possam ser medidos. Assim, imediatamente é possível perceber se as medidas tomadas até então são rentáveis, vão de encontro aos objetivos da empresa e, é claro, se funcionam, de fato. Os principais benefícios da adesão ao BAM são que possíveis problemas poderão ser detectados com rapidez, assim como a busca pela solução de tais problemas.
Reposicionar a empresa frente a situações inesperadas também pode ser uma atitude a ser tomada quando se implementa o sistema de BAM. Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada de maneira a medir resultados diários, semanais, mensais, semestrais ou da maneira que for melhor para cada organização. A dica é para que, diariamente, os resultados do trabalho realizado sejam demonstrados através de telas e organogramas de fácil entendimento por parte de todos os membros e equipes envolvidos no trabalho.
O que pode ser encontrado no BAM?
Os indicadores chave de performance (KPI´S) são pontos essenciais que devem estar incluídos nas análises e demonstrativos de BAM. As informações que estarão indicadas nos dashboards e demonstradas no próprio Business Activity Monitoring serão utilizadas pelos profissionais responsáveis por gerir mudanças organizacionais que venham a trazer maiores benefícios para toda a empresa, considerando todos os fatores, como funcionários, processos já criados e trabalhos que já foram realizados.
É possível sim automatizar o BAM de maneira que, periodicamente, em intervalos definidos, problemas sejam identificados rapidamente, assim como as metas que são atingidas, etc. Mas o que conta mesmo é que, diariamente, sejam feitas várias análises que façam com que os colaboradores percebam a importância de manter as atividades do jeito que têm sido executadas ou, então, a necessidade latente de mudá-las.
- Como Utilizar SEO para Conquistar a Primeira Página do Google - 21 de novembro de 2024
- Marketing de Conteúdo: Como Criar Posts que Atraiam Seu Público - 21 de novembro de 2024
- Como Criar Conteúdo que Converte: O Guia Completo - 21 de novembro de 2024