Comunicação Empresarial
Comunicação Empresarial
A comunicação empresarial está presente em todas as empresas que se preocupam em manter uma comunicação eficaz e canais de comunicação que possam colaborar para a construção de uma boa reputação corporativa.
A Comunicação Empresarial também é chamada de Comunicação Organizacional. Ela envolve todas as atividades e estratégias que possam ajudar a reforçar a imagem da empresa ou instituição.
O objetivo da comunicação empresarial é sempre o de criar boas relações de comunicação com seus diversos públicos de interesse, como empregados, clientes, fornecedores, órgãos governamentais, mídia e formadores de opinião em geral.
A Comunicação Empresarial se dedica também a prestar contas aos ‘stakeholders'(público específico) da organização, como acionistas e sócios. Além disso, o departamento de comunicação empresarial precisa estar atento a tudo o que sai na imprensa que possa envolver a empresa.
O papel da comunicação empresarial
Atualmente, a Comunicação Empresarial tem encontrado o grande desafio de trabalhar com diferentes públicos e com diferentes canais de comunicação. Com a chegada das redes sociais, esse departamento teve que se adaptar e evoluir para atender às necessidades de um público que está cada vez mais crítico e participativo.
O profissional que atua em comunicação empresarial precisa ter conhecimentos sólidos sobre o mundo dos negócios e sobre as facetas da mídia. Na Comunicação Empresarial existem diversas ferramentas para aproximar a empresa de seu público-alvo, como os releases, o house organ, o open house e a comunicação institucional por meio de jornais e revistas.
O papel da comunicação empresarial é auxiliar na promoção da comunicação interna e externa das empresas. Esse tipo de comunicação é feito com o intuito de promover a consolidação da identidade da empresa no mercado. O departamento é responsável por gerenciar todas as informações que envolvam a empresa, inclusive, e principalmente, em tempos de crise.
É por meio da comunicação empresarial que a empresa consegue estabelecer bom relacionamento com a imprensa e a mídia em geral.
Mercado da Comunicação Empresarial
Os profissionais que trabalham com comunicação empresarial são, geralmente, formados em jornalismo ou relações-públicas e pós-graduados em Comunicação Empresarial e Institucional. Hoje, existem no Brasil diversas universidades que oferecem especializações nessa área.
O mercado de trabalho para quem trabalha com comunicação empresarial são órgãos governamentais, empresas, organizações não governamentais e empresas especializadas em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.
Hoje, a Comunicação Empresarial é fundamental dentro de uma organização. Ela define as estratégias para que as organizações possam se comunicar de maneira eficiente e clara. Além disso, o setor é responsável por todos os produtos comunicativos da empresa, como cartazes, comunicados internos, notas oficiais e publicações institucionais.
Ter um bom departamento de comunicação empresarial pode ser um ótimo diferencial para uma organização. A comunicação empresarial ajuda em vários setores, como na construção da imagem, na comunicação governamental, na comunicação sindical, entre outras áreas.
Para ter um bom departamento de comunicação empresarial, a organização precisa de profissionais éticos e que trabalhem com várias plataformas de comunicação, inclusive as que envolvem novas tecnologias, como os blogs corporativos e as redes sociais.
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