Construção de Marca
No mundo corporativo, a criação e conquista de mercados devem passar por uma série de etapas, que têm influência direta nas atitudes que serão tomadas posteriormente. Neste sentido, um dos momentos mais importantes é a construção e gerenciamento da marca. Um produto que não possui marca está no nível das commodities, tendo seu valor calculado apenas a partir do preço. A construção de uma marca possui diversas fases, que envolvem a elaboração de um conceito e a identidade visual, dentre outros elementos.
O processo de construção da marca
A escolha do nome é, via de regra, o primeiro passo na construção de uma marca. Este é um momento delicado, pois qualquer erro na escolha do nome será prejudicial para todas as etapas seguintes da construção. O nome deve reunir alguns atributos importantes, sendo ao mesmo tempo simples e marcante. As possibilidades são as mais variadas, como sobrenome do fundador, atributos do produto, estilo de vida dos possíveis consumidores ou o nome de algum lugar.
O nome da marca deve levar em conta o idioma local. Isso não significa que nomes estrangeiros devam ser descartados – basta pensar na infinidade de marcas poderosas no Brasil que têm nomes em inglês, alemão e outros idiomas. Contudo, a pronúncia deve ser fácil para quem não conhece o idioma em questão. Também é preciso atentar ao tamanho do nome, que não deve ser muito longo.
Profissionais envolvidos e planejamento
A construção de uma marca deve ser realizada de maneira integrada, utilizando profissionais de marketing, publicidade, administração, design gráfico e semiótica. Antes mesmo do posicionamento da marca no mercado, é preciso pensar em uma logomarca que seja impactante, rapidamente identificável.
Estes elementos são essenciais para que se crie uma primeira impressão. Contudo, a etapa mais difícil vem a seguir: os produtos e serviços existem para suprir necessidades das mais variadas naturezas. Por isso, uma das características importantes no processo de construção de uma marca é a integridade, ou seja, o cumprimento das promessas feitas pelo produto ou serviço oferecido.
A construção da marca passa, também, pela identidade e pela imagem. A primeira diz respeito à identificação da marca em seu setor de atuação, enquanto a imagem se refere às impressões externas sobre a marca em questão. Para alcançar todos estes objetivos de maneira satisfatória, uma marca precisa recorrer a ações de marketing, que são construídas a partir das demandas do público-alvo.
Dependendo da atividade realizada, o setor de marketing pode, por exemplo, criar ações com o objetivo de oferecer alguns serviços gratuitos atrelados a produtos, lançar linhas de produtos exclusivos ou mais baratos, inovar no design de um produto convencional e muito mais. As marcas novas devem chegar ao mercado de uma maneira impactante. Neste sentido, uma das ações mais recorrentes e eficazes é a oferta de produtos a preços inferiores dos realmente pretendidos no futuro, deixando claro para os consumidores que aquela ação está sendo realizada para que eles possam conhecer os novos produtos lançados. Caso sejam convencidos da qualidade do produto adquirido, há grande possibilidade de que esses clientes sejam fidelizados de maneira rápida.
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