Controle de Qualidade Total (TQC)
Controle de Qualidade Total (TQC)
O Controle de Qualidade Total ou Total Quality Control (TQC) é um dos sistemas da gestão da qualidade. Seu objetivo é exceder a qualidade que o produto possui. Ou seja, o TQC procura superar as expectativas dos stakeholders, clientes e todos os envolvidos com o produto.
No TQC, todos os colaboradores e todos os departamentos devem participar da condução e do estudo do Controle da Qualidade.
Quando criado, o conceito da qualidade nos produtos e serviços indicava produtos finais sem nenhuma falha e, para isso acontecer, eram realizadas inspeções regulares. Em seguida, a qualidade passou a ser considerada também durante os processos, ampliando o controle da qualidade, pois agora toda a produção passou a ser considerada. No entanto, outras melhorias surgiram, sendo que foram ainda incorporadas o ‘Defeitos Zero’, ‘Custo da Qualidade’ e hoje até mesmo a satisfação e a expectação dos stakeholders é considerada.
TQC o que é
O conceito Controle da Qualidade Total (TQC) teve sua primeira utilização no ano de 1956 por Armand Feigenbaum. Armand foi o primeiro a apontar que a qualidade é resultado da união de todas as pessoas trabalhando em uma empresa, não apenas do grupo da produção. Ele defende que todos os setores de uma empresa devem se comunicar, em especial os gestores do design, materiais e da produção.
Dessa forma, o TQC abrange diversos fatores para garantir a qualidade total e prevê:
Orientar os clientes. A qualidade deve ser prioridade, as ações devem ser priorizadas, dados e fatos, dispersão e processos devem ser controlados. Os dados apresentam alterações quando existem falhas e as causas devem ser investigadas.
O cliente faz parte do processo. O TQC defende que os funcionários devem estar conscientes que o trabalho realizado por eles interfere diretamente em todas as etapas do processo.
Identificar a necessidade do cliente, eliminar as falhas já identificadas para que não sejam repetidas.
O TQC ainda exige que a direção se comprometa por completo.
Critérios de avaliação dos produtos no TQC
A gestão Controle da Qualidade Total dentro de uma empresa só tende a trazer benefícios, tanto administrativo, como produtivo. No entanto, para avaliar o TQC de um produto são considerados alguns critérios da qualidade:
Quais os níveis de desempenho funcional ou técnico: a facilidade na sua utilização e disponibilidade, que se refere ao período que o referido produto pode ser utilizado sem estar na manutenção ou com defeito;
Confiabilidade: é a verificado se o produto atende as necessidades do usuário sem falhas quando requisitado.
Conformidade: nível de conformidade com a especificação de sua projeção;
Durabilidade: o período de vida útil do produto; considerando a técnica e a economia;
Estética: qual a percepção do usuário;
A manutenção: se ela é fácil de realizar;
Assistência Técnica: verificação da qualidade desses serviços;
Instalação/orientações: se é fácil de utilizar e se as orientações são claras;
Usuário e interface: se o produto oferece qualidade ergonômica;
Meio ambiente/interface: impactos que oferece a natureza desde a fase da produção/utilização e descarte;
Imagem da marca: qual o nível de qualidade que a marca confere.
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