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Crowdsourcing

26 de fevereiro de 2019

Crowdsourcing

O termo que vem do inglês é resultado de duas palavras, sendo elas source, que quer dizer raiz, manancial, origem, fonte, e crowd, que significa multidão, o que resulta em ‘Fonte de Informações’.

Crowdsourcing é a denominação utilizada para se referir às pessoas que trabalham em conjunto reunindo informações, em busca de soluções, na criação de conteúdo, teste de site e criando novos produtos. O objetivo do Crowdsourcing é oferecer um trabalho para uma multidão. Um bom exemplo é a maior enciclopédia online do mundo, a Wikipédia. Ela é mantida por uma multidão, em vez de contratar editores e escritores, milhões de pessoas puderam reunir as informações em um único lugar, a partir da internet.

Esse conceito defende que mais pessoas pensando juntas geram conteúdo de maior qualidade, assim como mais ideias são geradas, a participação é ampliada e mais habilidades são unidas.

Tipos de Crowdsourcing: Crowsource e Crowdfunding

O Crowdsourcing pode ser dividido em vários tipos, sendo que o primeiro deles é o Crowsource Projeto. Nesse tipo de trabalho, quando você precisar de um projeto de design, por exemplo, deve informar a uma multidão de profissionais da categoria qual o projeto, qual a remuneração e o prazo.

Os profissionais comunicados, sem exceção, devem enviar a você o projeto pronto. Agora é só escolher qual o projeto que prefere. Com essa estratégia de trabalho os maiores ganhos são na qualidade e no custeio, se comparados com os freelancers virtuais.

O Crowdfunding é um tipo de Crowdsourcing. Essa denominação é utilizada quando uma pessoa ou instituição pede a uma multidão doações em dinheiro para um projeto. Um bom exemplo é quando o crowdfunding é usado para conseguir um valor para pagar a gravação de um CD. É preciso definir o prazo, o valor, e a recompensa que o doador receberá. A meta deve ser ampliada em 100% antes de finalizar o prazo, caso contrário, as doações são devolvidas.

O Crowfunding é utilizado por start-up, instituição de caridade ou artistas que buscam arrecadação de capital para pesquisas de cancro, lançar novos produtos testes, filmagens etc.

Microtasks e Open Innovation

O Microtasks é o Crowdsourcing que divide um grande trabalho em pequenas tarefas que são distribuídas para muitas pessoas. Por exemplo: um site que conta com mil fotos que devem ser legendadas, pode dividi-las para mil pessoas. O pagamento também deve ser individual, ou seja, igualitário, mas pago por tarefa. Essa é uma das estratégias com resultados mais rápidos, pois com várias pessoas trabalhando na mesma tarefa, o tempo de trabalho é menor. Nessa categoria de Crowdsourcing podem estar presentes trabalhos como transcrição de áudio, correção de informações, revisão, digitalização de imagem, entre outros.

Open Innovation é o modelo de crowdsourcing que trata das inovações. O termo, que significa inovação aberta, auxilia quem está criando um projeto novo, mas quer dicas e ideais para a escolha do design, por exemplo. Essa categoria permite que comerciantes, inventores, designers e investidores, ou seja, profissionais das diversas áreas do negócio, atuem em conformidade na criação do projeto. Em geral, o trabalho é feito pela internet, pode ser também feito dentro de uma empresa.

No Open Innovation uma multidão do mundo todo pode trabalhar em conjunto. Essa é a junção do conhecimento de áreas diversas para um único projeto.