Data Warehouse
O futuro da informação
Entender o consumidor hoje, mais do que nunca, é um desafio. Saber o que é percepção de valor para ele, compreender quais são as experiências de compra que ele gostaria de ter e também juntar as informações de compras que ele já fez em qualquer estabelecimento antes era um desafio, uma coisa futurística. Hoje isso tudo é realidade.
Cruzar dados como: data de compra de determinado cliente, quantidade de produtos comprados, marcas preferidas… Todas essas informações podem estar contidas em uma base de dados denominada de Data Warehouse, que funciona como um armazenamento de informações extremamente importantes para as empresas e para futuras decisões e estratégias a serem executadas.
O marketing é um dos setores que mais se beneficia com as bases de dados. A partir de pagamentos feitos no cartão de crédito ou a partir do acionamento do cartão fidelidade pelos clientes, é possível que novas estratégias sejam traçadas para que esses clientes possam ter suas preferências e hábitos registrados, fazendo com que novas ações de marketing possam ser feitas direcionadas para grupos segmentados de clientes.
Isso faz com que seja muito mais fácil alcançar os interesses dos clientes em potencial, de maneira que as compras acontecerão e, mais uma vez, o Data Warehouse será alimentado com novas informações de consumo.
>As decisões tanto para o setor de marketing, quanto para todos os setores da empresa que estiverem interesse em conferir as informações deixadas por cada cliente podem ser acessadas através de relatórios gerenciais que demonstram vários gráficos e tabelas que informam exatamente o comportamento do consumidor em determinado período.
O setor de BI (Business Inteligence) também é um dos beneficiados com a utilização de Data Warehouse pela empresa, de maneira que novos relatórios podem ser criados a partir das informações que estão registradas no sistema. É bacana observar em relatórios de Data Warehouse a possibilidade de cruzar dados: que dia o cliente X comprou o produto Y e qual foi a quantidade comprada, marca, etc.
Todas essas informações são muito valiosas, principalmente para as marcas que estão se posicionando em supermercados, por exemplo. A partir de relatórios apresentados com informações do Data Warehouse, os supermercados podem informar às marcas exatamente como os clientes estão se comportando em relação a suas marcas, linhas de produtos e todas as variações existentes de cada item.
Profissionais qualificados
Apesar de o Data Warehouse ser uma ferramenta muito útil e que oferece grandes possibilidades de auxílio na tomada de decisões, é fato que as empresas precisam contar com profissionais que saibam o que fazer com tal ferramenta. Criar relatórios por si só não garantem bons resultados, porém, saber que tipo de relatório criar e que informações devem ser buscadas nesses relatórios é algo que se restringe aos profissionais que buscam entender e se atualizar sobre as possibilidades e informações possíveis de se adquirir com a utilização diária do Data Warehouse. Criar rotinas de observação do comportamento do sistema também pode ser uma dica valiosa, já que o próprio sistema sofre atualizações periódicas.
- Como Usar o WhatsApp como Ferramenta de Vendas - 26 de novembro de 2024
- Como Criar um Funil de Vendas Personalizado - 26 de novembro de 2024
- Como Alavancar Sua Marca em 7 Passos Simples - 26 de novembro de 2024