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Demarketing e Unselling

13 de março de 2019

Demarketing e Unselling

A administração moderna é cheia de conceitos que devem ser implementados para uma boa gestão e eficiência do negócio. As empresas têm falado muito sobre demarketing e unselling, mas o que será que esses dois termos significam na prática administrativa e do marketing?

O conceito de demarketing está relacionado com a diminuição da demanda de um produto por meio da elevação dos preços e da redução da publicidade. Isso significa que a empresa busca diminuir a demanda intensa através do corte de gastos com propaganda e marketing.

Com o demarketing as empresas conseguem adequar as vendas à sua atual capacidade produção e a necessidade do mercado.

Já o conceito de unselling está relacionado à desconstrução de uma imagem. Isso é bastante aplicado a produtos prejudiciais à saúde, como o cigarro, o álcool e os alimentos das empresas de fast food.

Esses dois conceitos são analisados sempre pelo departamento de marketing das empresas. Nas ações de demarketing são utilizadas estratégias para conquistar novos clientes e incentivar a demanda. Esse processo é empregado sempre que a empresa precisa regularizar os níveis de produção e demanda de um produto ou serviço oferecido.

As ações sempre são colocadas em prática depois de um intenso planejamento de marketing. Isso depende de uma boa equipe e de muita criatividade.

Equilíbrio nos negócios

As ações de demarketing e unselling são mecanismos que equilibram a oferta e a procura por um determinado produto ou serviço. No caso do demarketing, as ações buscam manter a qualidade, o preço e as condições de mercado.

Essas ações são fortalecidas principalmente em momentos de crise ou quando as empresas têm produtos obsoletos. Quando o produto deixa de ser interessante para o consumidor, as empresas precisam realizar o demarketing para desestimular a compra de um produto e fortalecer outro.

No caso do demarketing ostensivo, as empresas usam de estratégias que possam atrair ainda mais o desejo do consumidor por um produto ou serviço. É possível dizer que o demarketing busca a diminuição de uma demanda do mercado.

Implementação do demarketing e do unselling

O unselling é bastante utilizado em campanhas institucionais do governo, principalmente nas propagandas contra o uso de drogas, cigarro e acidentes de trânsito. O unselling é uma estratégia que busca destruir a imagem de um produto para tentar garantir mais saúde à população.

Tanto o demarketing, quanto o unselling são bastante empregados nas ações de marketing das empresas. Essas ações são desenvolvidas com objetivos diferentes: uma para remover um produto do mercado e outra para desestimular o uso de determinado produto por causa de seus perigos à saúde.

As duas ações são bastante eficientes, mas dependem de um bom planejamento por parte do setor de marketing das organizações. As ideias devem ser discutidas pela equipe de promoção, planejamento e criação para que as mensagens produzidas sejam eficazes e cumpram suas funções nos objetivos determinados para cada produto ou serviço.

Como em qualquer campanha de marketing, a estratégia precisa ser bem direcionada. Só assim a empresa conseguirá alcançar os resultados esperados com tranquilidade.

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