Desdobramento da Função Qualidade (QFD)
Administrar uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, exige muito conhecimento, prática, planejamentos e alguns cuidados. Técnicas também são frequentemente acionadas para promover a melhoria dos projetos. Uma dessas ferramentas de qualidade é a de QFD (Quality Function Deployment) ou “Desdobramento da Função Qualidade”, como é chamada em território brasileiro.
Primórdios
A ferramenta, que hoje faz parte do planejamento de várias empresas, consiste em uma equipe capacitada em desenvolvimento de produtos, os quais serão capazes de incorporar as reais necessidades que os clientes de atualmente precisam, mantendo o foco sempre nos projetos de melhoria para os clientes.
O QFD foi criado na década de 60, sofreu algumas alterações, mas a sua base é a mesma desde seus primórdios, quando surgiu como invenção do japonês Yoji Akao. A primeira empresa a apostar nos métodos de melhoria da ferramenta de Desdobramento da Função Qualidade foi a Mitsubishi Heavy, no ano de 1972. Depois dos resultados que foram atingidos, a prática começou a se expandir e chegou aos Estados Unidos em 1983, que é quando o mesmo começou a se disseminar por todo o mundo, até pela influência que o país exerce mundo a fora. As pioneiras americanas em QFD foram as empresas Ford e Xerox.
Entenda o método
Há de se dizer que o QFD é uma ferramenta que possibilita ajudar não só nos lucros, como também no desenvolvimento da empresa. Ela permite escutar a voz do cliente e ordená-la de uma forma que permita e facilite a análise das necessidades que os clientes têm perante a empresa. Isso feito, todas essas necessidades serão transformadas em requisitos pela técnica de QFD, responsável então por melhorar os produtos segundo as informações técnicas do mesmo.
Assim como praticamente tudo na vida, o QFD é diferentemente visto considerando dois pontos de vista: teoria e prática. Na prática, essa técnica é formada por quatro matrizes, que é, diga-se de passagem, a fase de planejamento de produtos, ou chamada até por “casa da qualidade” pelos mais entendidos do assunto.
Assim, os requisitos que partem dos consumidores são atingidos, seja por meio de reclamações, de dicas, pesquisas e etc. Isso feito, a equipe que irá atuar com QFD naquela instituição tem o papel de traduzir as ideias do projeto, transformando-as em características efetivas do produto.
QFD nos dias de hoje
Com o passar dos anos, a técnica foi se desenvolvendo cada vez mais e sofreu algumas alterações se considerada com a época em que foi criada, na década de 60. Mas, as quatro etapas essenciais continuam presentes no processo: a única diferença é que cada autor vê a mesma de forma diferenciada.
Para os que ficaram interessados pela prática, vale destacar que os resultados são realmente assustadores, positivamente falando. Se você quiser entender a prática mais a fundo, algumas matrizes podem ser estudadas, como é o caso da “QFD das Quatro Fases”, de Macabe e Don Clausing ou a “A Matriz das Matrizes”, que foi uma matriz criada por Bob King para explicar também os conceitos desse método.
- Como Utilizar SEO para Conquistar a Primeira Página do Google - 21 de novembro de 2024
- Marketing de Conteúdo: Como Criar Posts que Atraiam Seu Público - 21 de novembro de 2024
- Como Criar Conteúdo que Converte: O Guia Completo - 21 de novembro de 2024