Ecologia Empresarial
Ecologia empresarial
A ecologia empresarial é uma área da administração de empresas que busca conscientizar as instituições de que elas são parte de um contexto ambiental. Trata-se de uma ciência que analisa e melhora as interações das pessoas entre si e com o ambiente, dentro de uma organização.
Para ser uma corporação ética, é sabido que não basta apenas buscar a lucratividade, mas sim se preocupar também com o meio ambiente, não poluindo ou pelo menos reduzindo a quantidade de poluição, além, é claro, de não explorar excessivamente seus funcionários. Sem a ética corporativa, não é possível passar credibilidade aos clientes e aos fornecedores.
Além da conscientização com o meio ambiente, a ecologia empresarial se caracteriza por criar condições para que a realização pessoal e o clima motivacional possam existir dentro de uma organização. A partir disso, haverá o aproveitamento máximo do trabalho de cada ser humano, que por sua vez, proporcionará lucratividade e ganhos de valor para a empresa como um todo.
A ecologia empresarial é o contraponto das teorias que visam ao trabalho exclusivamente racional. Ela aposta que um ambiente físico agradável, somado ao lado psicológico positivo das pessoas, resulta na plena manifestação de que um indivíduo é nada mais do que um ser constituído de elementos biológicos, espirituais e sociais.
A sustentabilidade nos ramos de produção das empresas tomou força no início do século XXI, tendo em vista o aumento do aquecimento global e as catástrofes ambientais, assuntos levantados em debates pelas organizações não governamentais (ONGs), pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC). Com isso, grandes empresas passaram a investir em profissionais de gestão ambiental e educação e meio ambiente.
Tanto os governos, quanto as empresas buscam estratégias de produção para que haja um desenvolvimento sustentável, com reaproveitamento de lixo reciclável, separando-o de lixos orgânicos. A sustentabilidade nas empresas deve visar o lucro, mas com a garantia de que a produção tenha continuidade.
Palestras e eventos ambientais servem como conscientização para funcionários das empresas
Uma das maneiras de inserir a ecologia empresarial é persuadir os funcionários sobre a importância de manter um ambiente limpo. Para isso, as empresas costumam convidar profissionais especializados para dar palestras no ambiente interno da organização, e seus profissionais a participarem de eventos ambientais externos.
Associações ambientais ajudam a conscientizar organizações corporativas sobre a importância da ecologia e das medidas sustentáveis
Há algumas associações ambientais e ONGs que inserem suas ideias de responsabilidade ecológica empresarial dentro das empresas, fazendo com que estas se mobilizem em busca da sustentabilidade. Em outros casos, há empresas que até passam a imagem e marketing de serem ecologicamente responsáveis, mas que, na prática, não tomam nenhum tipo de cuidado com o meio ambiente e com o sistema de produção em relação à emissão de poluentes.
A Assembleia Geral da ONU declarou que está atenta ao cumprimento dos princípios ambientais e de sustentabilidade pelo mundo, através de representações como o Ano da Cooperação da Água (2013) e o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (2012).
- Como Utilizar SEO para Conquistar a Primeira Página do Google - 21 de novembro de 2024
- Marketing de Conteúdo: Como Criar Posts que Atraiam Seu Público - 21 de novembro de 2024
- Como Criar Conteúdo que Converte: O Guia Completo - 21 de novembro de 2024