Etnomarketing
O que é?
A palavra etnomarketing vem da junção de etnografia (método de coleta de dados utilizado pela antropologia) e marketing. Ela parte do princípio de que os hábitos dos consumidores devem ser conhecidos minuciosamente pela empresa, bem como sua cultura e as relações estabelecidas entre eles, para que possa ser oferecido um produto que se adéque realmente às necessidades e preferências daquele determinado público.
Toda estratégia de marketing tem o objetivo de conhecer o perfil do consumidor, para manter os antigos e conquistar novos. O etnomarketing também faz isso, a partir de um estudo que utiliza ferramentas de outras áreas do conhecimento, como a própria antropologia. A etnografia, ou seja, esta pesquisa realizada demanda mais tempo, pois é mais detalhada e minuciosa. Depois de estar pronta, é encaminhada ao departamento de marketing da empresa, que avaliará os resultados e estabelecerá novas táticas a partir disso.
No caso do marketing mais comum, as estratégias são estabelecidas a partir de pesquisas quantitativas, que levam menos tempo para ficarem prontas. No entanto, a pesquisa etnográfica, que é qualitativa, apesar de ser mais demorada, traz resultados mais específicos e eficientes a respeito do público-alvo a ser atendido por aquela determinada empresa.
A importância da etnografia está justamente na complexidade da sociedade na qual os indivíduos estão inseridos, é cada vez mais perigoso generalizar hábitos para oferecer os produtos. Uma pesquisa aprofundada revelará minúcias interessantes para serem consideradas no desenvolvimento e divulgação daquele produto ou serviço.
Valor enquanto estratégia
As estratégias de marketing são todos os planos desenvolvidos a fim de atingir um objetivo, dentro do propósito geral da empresa. Qualquer instituição que trabalha com a venda de algum produto, pretende lucrar por meio das vendas daquele produto, isso é óbvio! Por conta disso, o marketing é uma das ferramentas essenciais, pois é o responsável por cuidar de todo o procedimento das vendas, desde o preço até a distribuição, passando pela comunicação e divulgação.
O marketing é um setor bastante amplo, por isso subdivide-se em estratégias para atender a cada uma das funções de forma mais específica. Uma estratégia precisa ser eficiente e eficaz, ou seja, precisa trazer resultados qualitativos, caso contrário, deverá ser cancelada ou substituída.
O etnomarketing enquanto estratégia com certeza trará resultados, pois sua fórmula de funcionamento é bastante clara: conhecer o consumidor em todas as suas facetas, não apenas como um potencial comprador, mas também enquanto indivíduo, profissional, membro da sociedade e em relação a outros indivíduos. A melhor e, aliás, única maneira de desenvolver um produto que possa representar tudo o que aquele público precisa, é conhecendo-o totalmente, não há como fugir disso.
Por isso, por mais que demande muita pesquisa e que o procedimento seja demorado, além da necessidade de contar com profissionais que entendam da área de antropologia, a longo prazo, o etnomarketing poderá ser a estratégia que mais trará benefícios para a empresa, satisfazendo seus clientes e aumentando o consumo. Trata-se de colocar o indivíduo que está fora da empresa como agente no desenvolvimento de produtos.
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