Identidade e Imagem Institucional
Se você é um empreendedor, tente agora responder essa questão: qual é o DNA da sua empresa? Isso mesmo, o DNA. Aquilo que a define, que a diferencia de outras, aquilo que a destaca.
Identidade Institucional
Toda instituição deve possuir características únicas que a diferenciem do mercado, até para que essas possam competir com as concorrentes que comercializam o mesmo tipo de serviço ou produto. A produção é importante, a venda também. Mas para que isso tudo realmente ocorra, é necessário pensar na definição da identidade e personalidade de sua empresa.Vale destacar também que uma empresa só consegue passar a sua identidade para a comunidade quando ela realmente sabe quem ela é. Faça essa pergunta em relação à sua própria organização. Você sabe quais são os aspectos culturais que a rodeiam? As bases em que se levantou? Os comportamentos cabíveis para os funcionários? Todos esses aspectos são essenciais para que o negócio realmente vá para frente.
A identidade é também aquilo que envolve então as missões, metas e objetivos da empresa, os princípios que segue, os pensamentos e movimentos filosóficos que segue, a cultura da mesma e outros aspectos básicos de condução de empresa.
Com o crescimento constante da internet e o aparecimento cada vez maior de empresas, a identidade das corporações se tornou cada vez mais necessária. Com a concorrência cada vez maior, essa será a única forma capaz de diferenciar sua empresa e fazer com que os clientes optem por ela.
Mas afinal, como o cliente/consumidor irá ter conhecimento sobre a identidade da sua organização? Essa identidade aparece desde a apresentação dos profissionais da empresa, como eles se comportam no atendimento, no portfólio dos produtos oferecidos, na imagem da empresa, no material que é entregue, no ambiente de trabalho e produção e muitos outros.
Todos esses valores são essenciais para que o cliente forme em sua própria cabeça os ideais daquela empresa. Se ela for uma boa empresa, com valores e crenças, certamente o consumidor irá notar isso, pois ela irá passar credibilidade e confiança.
Identidade X Imagem Corporativa
Mas, afinal, qual é a diferença entre imagem e identidade corporativa?
A corporativa é a que tem relação com todos os processos que agregam valores às empresas, como o comportamento, as bases, estímulos culturais e outros. Já a Imagem Corporativa é só uma das vertentes que fazem parte da Identidade Corporativa, mas com destaque de que essa é uma das mais importantes.
Enquanto a identidade corporativa mostra a essência de sua instituição, a imagem corporativa é essencial para trabalhar a sua percepção externa.
Assim, a Imagem Corporativa é criada após os conceitos que são veiculados e percebidos pelos consumidores por meio externo, ou seja, nos meios de comunicação ou relações interpessoais. Essa questão é a responsável por fazer com que a pessoa reconheça os valores da empresa por meio das imagens que são passadas da sua organização: as cores, logotipos, marcas, padrões visuais, cores e diversas outras imagens gráficas são essenciais para fazer com que a pessoa entenda quais são as essências do negócio da sua empresa.
- Como Utilizar SEO para Conquistar a Primeira Página do Google - 21 de novembro de 2024
- Marketing de Conteúdo: Como Criar Posts que Atraiam Seu Público - 21 de novembro de 2024
- Como Criar Conteúdo que Converte: O Guia Completo - 21 de novembro de 2024